Histórico

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) é um programa de pós-graduação semipresencial, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional na área de Química com oferta nacional. O PROFQUI é coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) e apoiado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Este Programa, de alcance nacional, visa atender a formação continuada dos Professores de Química da Educação Básica brasileira. 

O PROFQUI encontra-se alinhado às Diretrizes Curriculares (Resolução CNE/CES No 8, de 11 de março de 2002 que complementa o parecer CNE/CES 1.303 de 2001) para os Cursos de Licenciatura em Química, colaborando para garantir que o Licenciado em Química possa ter formação sólida e abrangente nos diversos campos da Química. 

O PROFQUI vem de encontro ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 cuja análise diagnóstica indicou que a qualidade do ensino só poderá acontecer se houver a valorização dos profissionais do magistério, a qual só será alcançada por meio de uma política global capaz de articular a formação inicial, as condições de trabalho, o salário, a carreira e a formação continuada. O mesmo documento coloca em sua Meta 16: formar em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores de Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais de Educação Básica formação continuada em sua área de atuação.

Além disso, o PROFQUI tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.

O Mestrado Profissional em Química é desenvolvido em quatro semestres consecutivos (24 meses). Durante esse período, os mestrandos deverão cursar as disciplinas e desenvolver um trabalho de dissertação, envolvendo, necessariamente, temas relacionados com atividades didáticas para o Ensino Médio. Ao cumprir todos os créditos exigidos pelo PROFQUI o pós-graduando terá o título de Mestre em Química.

O PROFQUI foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 4.

Objetivos do Programa

O PROFQUI é um programa de pós-graduação, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional, que tem como foco proporcionar formação continuada qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência no Ensino Médio do país.

O Programa, de alcance nacional, visa atender, em médio prazo, a formação continuada dos professores da Educação Básica Brasileira, que atuam na disciplina escolar Química.

Descrição sintética do esquema de oferta de curso

O IQ-UFRJ coordenará o programa nacional em rede do MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA (PROFQUI), com a parceria da SBQ e as Instituições Associadas e os Polos Regionais que compõe o Mestrado Profissional em Química em rede em todas as regiões do País, seguindo o projeto e regulamento específico que foi submetido e aprovado no seu Conselho Superior. As Instituições Associadas são as instituições aprovadas para integrarem o Projeto PROFQUI e que tiverem o mesmo projeto da Instituição Sede aprovados nos seus Conselhos Superiores. Os Polos Regionais deverão estar ligados as IES e formadas por docentes destas instituições, devidamente credenciados, e com o projeto aprovado no seu Conselho Superior da IES. A abrangência do PROFQUI é nacional e pretende estar presente em todas as regiões do País.

O Mestrado Profissional em Química esta organizado para ser concluído em quatro semestres consecutivos (24 meses). Após a conclusão da parte teórica os alunos deverão desenvolver um trabalho de dissertação, envolvendo, necessariamente, temas relacionados com atividades didáticas para o ensino médio.