O PROFQUI é constituído por 18 Instituições Associadas, e todas possuem um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que envolve os cursos de pós-graduação de suas unidades, visando melhor gestão, infraestrutura e formação de seus alunos. Algumas metas selecionadas dos PDIs das IAs, que refletem as ações do PROFQUI, podem ser apreciadas a seguir.

  1. Meta: Promoção, gerenciamento e o fomento da qualidade do ensino na pós-graduação através do estabelecimento de um patamar de qualidade e inserção internacional. – Ações no PROFQUI: aprimoramento das estratégias formativas, no sentido da investigação científica e na função de docência na educação básica e superior; reavaliação do conteúdo programático das disciplinas do PROFQUI através da promoção de encontros entre os docentes da rede PROFQUI a partir de 2021; incentivo aos docentes e discentes para o uso de estratégias de ensino e aprendizagem com base em novas tecnologias de informação e comunicação; promoção de eventos científicos, desde seminários regulares e simpósios até conferências nacionais e internacionais; incentivos aos docentes e discentes para a participação em eventos científicos nacionais e internacionais. – Indicadores: número de produções e avaliação da qualidade destas produções técnicas, bibliográficas e artísticas.
  2. Meta: Produção de pesquisas de forma integrada e de excelência entre todas as áreas de conhecimento, estreitando a vinculação com as áreas de ensino e extensão (interdisciplinaridade), fortalecendo a referência nacional e regional. – Ações no PROFQUI: estímulo ao desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores e estudantes de diferentes áreas, proporcionando interações e aprimoramento dos sujeitos envolvidos, fornecendo um caráter dinâmico e interdisciplinar para os produtos desenvolvidos e aplicados na educação básica, os quais compreendem aspectos das áreas de Biologia, Física, Saúde, Tecnologia, Informática, entre outras, a partir da interface com a Química. Além disso, pretende-se estimular a participação de docentes e discentes em projetos que integrem pesquisa e extensão a fim de desenvolver as relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica. – Indicadores: avaliação da diversidade dos temas de dissertação no âmbito da Química e o percentual incremental de projetos de extensão coordenados por docentes credenciados, que envolvam os discentes do programa. 
  3. Meta: Aumentar as vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu. – Ações no PROFQUI: expansão da rede. O PROFQUI possui 18 Instituições Associadas distribuídas nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Pretende-se oferecer adesão ao programa a pelo menos mais 2 Instituições de Ensino Superior até 2024, sendo uma delas da região Norte, onde o PROFQUI não atua no momento, e a outra da região Nordeste, que tem grande demanda de candidatos, ou Centro-Oeste, onde o PROFQUI é representado por apenas 1 instituição. Esta ação deverá ser feita em conjunto e anuência da DED/CAPES, que já lançou calendários para os pedidos de expansão. - Indicadores: maior representatividade do PROFQUI no Brasil. 
  4. Meta: Aprimorar política de recursos humanos. – Ações no PROFQUI: o programa, pela demanda provocada pelos alunos oriundos da prática de sala de aula, vem tornando real a meta da política de aprimoramento de recursos humanos em uma via de duas mãos. Tanto na formação de massa crítica de elevado nível para atuar diretamente nas escolas e comunidades, quanto na IEs, pela reconfiguração das próprias formas de se fazer pesquisa e pós-graduação. Sendo assim, pretende-se, a médio prazo, que o programa seja referência como instrumento de transformação da prática pedagógica e consolidação do conhecimento em Química no país. – Indicadores: número de egressos que permanecem atuando como professores nas escolas e o grau de impacto do programa na atividade profissional dos professores.
  5. Meta: Melhoria do espaço físico e infraestrutura. - Ações no PROFQUI: continuamente buscar a melhoria da infraestrutura para os alunos e docentes (salas, laboratórios e secretarias), através do apoio institucional, visto que o PROFQUI está incluído nos PDIs das IAs, e de recursos financeiros de custeio fornecidos pela DED/CAPES às IAs mediante a elaboração de planos de trabalho para o quadriênio. – Indicadores: Nova infraestrutura implementada. 
  6. Meta: Consolidação da área de Educação Química, promovendo o ensino-pesquisa e extensão articulados com a atuação profissional de servidores públicos da educação básica, atendendo a interesses da sociedade e as demandas regionais. – Ações no PROFQUI: ampliar a divulgação do programa, através das redes sociais, pôsteres, promoção de palestras, nas secretarias de educação dos Estados das IAs e instituições de ensino público federal a fim de trazer grande público de servidores que atuam como regentes da disciplina Química em escolas do país. Além disso, realizar gravação de seminários de especialistas das áreas da Química e do Ensino de Química para uso do público interno e externo ao programa, e dar continuidade à produção de material didático e instrucional, bem como de outras produções técnicas, voltadas para a Educação Básica a fim de beneficiar toda a rede de ensino brasileira. – Indicadores: Aumento do número de professores servidores públicos participantes do programa; aumento do acervo da produção técnica, bibliográfica e artística produzida no âmbito do PROFQUI. 
  7. Meta: Aumentar a visibilidade dos cursos de pós-graduação no país. Ações no PROFQUI: manter o site nacional do programa e as páginas locais permanentemente atualizadas, inserção de um contador de visitas na página nacional, cadastro dos produtos educacionais na plataforma EduCAPES e na página nacional, emprego de mídias sociais como Facebook e Instagram para divulgação de produtos e ações do programa, apoio a projetos de extensão e eventos para divulgação dos produtos educacionais gerados no âmbito das dissertações – Indicadores: número de visitantes na página nacional, percentual incremental de candidatos para a seleção de ingresso, número de ações e eventos de divulgação.
  8. Meta: Criar uma política de apoio e acompanhamento dos egressos da pós-graduação, visando à sua efetiva inserção social e estimulando o retorno dos estudantes às suas comunidades, objetivando troca de vivências e saberes. – Ações no PROFQUI: dar continuidade ao uso da ficha de avaliação dos egressos já implementada em 2020, estimular o retorno à universidade para dar continuidade a sua formação, seja através do sequenciamento acadêmico no doutorado ou de cursos e participação em eventos oferecidos pelas universidades. Outra ação será convidar egressos para participação em comissões de autoavaliação do programa e também para ministrar palestras ou cursos relacionados aos produtos educacionais por eles desenvolvidos em eventos organizados pelas universidades. O objetivo é divulgar o produto e estimular sua aplicação por professores da educação básica. Essa ação também impacta diretamente no cumprimento de metas anteriormente mencionadas. – Indicadores: número de egressos que respondem a ficha de avaliação, realização de fórum de discussão, formação de comissão, realização de eventos e número de egressos participantes bem como número de professores da educação básica inscritos. 

Os instrumentos utilizados para monitorar o cumprimento das metas e ações estabelecidas, e para avaliar os resultados obtidos, incluem formulários distribuídos eletronicamente aos docentes, discentes e egressos do programa; e posteriormente consolidados na forma de relatórios anuais por IA. Após a consolidação das informações recebidas por todas as IAs, a coordenação nacional convocará uma reunião com os coordenadores locais, para juntos realizarem uma análise crítica da situação, no que diz respeito a efetividade das ações para o cumprimento das metas, identificar e estabelecer cronograma para ações ainda não implementadas e/ou, se for oportuno, propor novas
ações para garantir o cumprimento integral das metas. Após a reunião anual de coordenadores, a ata e o relatório consolidado dessa reunião são disponibilizados na página nacional, para que o corpo social do PROFQUI possa estar ciente e se articulem para a manutenção e/ou o cumprimento das metas e ações ainda pendentes. 

É importante destacar que a melhoria do programa é um processo contínuo. As reuniões entre os coordenadores locais e suas respectivas comissões acadêmicas são fóruns importantes de detecção e discussão de medidas voltadas para a melhoria na formação dos alunos e do programa como um todo. A análise crítica anual, resultante da reunião da coordenação nacional com os coordenadores locais, consolida todas as informações e discussões levantadas, detectando novas questões que merecem atenção e assim estabelecendo novas metas e ações. 

Cabe ressaltar também a existência da comissão de autoavaliação do programa, que é constituída por um discente, um egresso, um coordenador local, um pesquisador com renomada experiência na pós-graduação em Ensino de Química, um docente em exercício na educação básica, com título de doutor e experiência em nível de pós-graduação, além da coordenadora nacional e da vice-coordenadora nacional. O principal objetivo da comissão é detectar os pontos fortes e fracos do programa e, com base no resultado, traçar estratégias para melhoria do programa.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE 2013-2020 pode ser consultado clicando neste link