Ensino e Aprendizagem Baseados na Resolução de Problemas (NUPEABRP)


O grupo de pesquisa ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (NUPEABRP) objetiva contribuir para o aprofundamento de estudos, desenvolvimento de pesquisas, produtos educacionais e atividades investigativas, que envolvam temáticas sociocientíficas, sequências de ensino e aprendizagem e a formação de professores a partir da Abordagem de Resolução de Problemas na perspectiva sócio-histórica-cultural, nas áreas de Química e Ciências da Natureza na Educação Básica e Ensino Superior.

 

Líderes: Verônica Tavares Santos Batinga e  Angela Fernandes Campos

 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/479797#recursosHumanos

 

Líder(es): VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA, ANGELA FERNANDES CAMPOS


LEUTEQ - Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química


O grupo de pesquisa do LEUTEQ foi criado com o objetivo de investigar o processo de construção do conhecimento a partir da incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Considerando o processo de ensino e aprendizagem e suas diversas nuances, temos como direcionamento propor estratégias didáticas para utilização das tecnologias no ensino, fundamentando-as nas teorias da aprendizagem, sobretudo aquelas relacionadas com a Aprendizagem Tecnológica Ativa. Desse modo, novas metodologias e instrumentos de ensino serão propostos para o processo de construção do conhecimento no ensino das Ciências, considerando a produção de aplicativos digitais, proposição de estratégias didáticas baseadas em metodologias ativas e a elaboração de materiais didáticos.

Líder do grupo: Bruno Silva Leite

Site: http://www.leuteq.ufrpe.br

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6853647720703512

Líder(es): Bruno Silva Leite


Núcleo de Estudos e pesquisas em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na formação e na prática pedagógica de professores de Química


O Núcleo de Estudos e Pesquisas em CTS (Ciencia-Tecnologia-Sociedade) na Formação e Prática Pedagógica de Professores de Química (NEPCTS) surge a partir de um conjunto de pesquisas desenvolvidas na iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso e em dissertações com os objetivos de ampliar e aprofundar estudos e desenvolver pesquisas em CTS que contemplem a formação e a prática pedagógica de professores de química. Agrega um pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), alunos de graduação, alunos da pós-graduação e professores da educação básica Neste sentido, este núcleo contempla duas linhas de pesquisa: formação de professores de química e prática pedagógica de professores de química, ambas com foco em CTS. Portanto, esperamos repercussões das ações do NEPCTS nos Programas de Pós-Graduação mencionados e na Formação Inicial e Continuada de Professores de Química.

Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9375916557297920

Líder(es): Ruth do Nascimento Firme